Junior Frigometal

ACOMPANHE AS NOVIDADES

Tendências do Setor Metal Mecânico

Vivemos na era digital, onde várias empresas de todos os segmentos tem investido fortemente em tecnologia, uma vez que isso tem permitido maior alcance de potenciais clientes. E no âmbito do setor metal mecânico não será diferente, as empresas que se destacarem no ambiente virtual terão maiores chances de potencializar seu negócio. De acordo com o dados da ABIMAQ, mais de 79% das empresas deste setor são de porte pequeno ou médio, portanto, foram selecionados alguns aspectos que são considerados como tendência para os próximos anos para as pequenas empresas do setor, que envolvem toda a cadeia produtiva de onde estão inseridas.

            Ocorrerão alterações na configuração da cadeia produtiva, pois a implantação de novas tecnologias na produção possibilitam que grandes empresas tenham maior flexibilidade, consequentemente promovendo a verticalização no processo produtivo. A busca por produtos e serviços certamente irá aumentar através da presença digital, os consumidores, que estão cada vez mais exigentes, buscarão por mais praticidade e agilidade na hora de procurar fornecedores. A dedicação para criar conteúdos mais relevantes e o bom posicionamento em ferramentas de busca (como o Google), serão essenciais para as pequenas indústrias alavancarem e conquistarem seu espaço na rede.

            Com a diminuição da demanda de grandes empresas do setor metal mecânico, setores de mercado que demandam tecnologia para produção, tanto industrial, quanto agrícola, se abrem como oportunidades para o desenvolvimento de produtos novos. A redução do desperdício no processo de produção permanece com alta relevância, uma vez que isso traz bons resultados para a empresa, tanto internamente, quanto externamente. Investir em processos mais precisos de produção, a partir de técnicas mais simples e eficazes, poderá manter a competitividade das empresas do setor e irá prepará-las para a instalação de novos recursos tecnológicos para a indústria.

            Contudo, muitas empresas irão desenvolver maior conhecimento sobre os conceitos de tecnologia de ponta no ambiente produtivo, o que irá conduzi-las para uma máxima produtividade e flexibilidade, possibilitando uma oportunidade de inserção na Indústria 4.0 que surge como horizonte para toda a cadeia produtiva, trazendo benefícios como novos modelos de negociações e um relacionamento mais aproximado entre indústria e consumidor final. A tecnologia, a internet das coisas, a automação industrial e a informação instantânea formam o conceito do que é a Indústria 4.0, todos são parte dos processos produtivos de grandes empresas de diversos setores que estão espalhadas no mundo todo. A exigência por máquinas e equipamentos prontos para esse conceito, são as preferências da indústria mundial.

Whats Comercial