Junior Frigometal

ACOMPANHE AS NOVIDADES

Os países que mais consomem carne no mundo

Nas últimas cinco décadas, o consumo de carne no mundo aumentou gradativamente e, hoje, a sua produção já é quase cinco vezes maior do que no início dos anos 60, estima-se que, de 70 milhões de toneladas, passou para mais de 330 milhões até o ano de 2017. O principal motivo do aumento no consumo de proteína animal é o crescimento populacional, atualmente existem muito mais pessoas no mundo do que no início da década de 60, onde haviam cerca de 3 bilhões de habitantes e agora já somos mais de 7,6 bilhões. Outro fator relevante, é o aumento considerável da renda das pessoas, a média em nível global triplicou em apenas meio século.

            É perceptível que, normalmente, quanto mais rico o país é, mais carne é consumida. Não existem apenas mais pessoas no mundo, mas sim mais pessoas que podem pagar pelo preço da carne, e também não podemos esquecer de salientar a importância da carne na dieta do ser humano ao longo dos séculos, uma vez que a carne é o único alimento nutricionalmente completo e esse fato deve ser levado em consideração.

            Segundo dados disponíveis, no ano de 2013 os Estados Unidos e a Austrália eram os países que lideravam o ranking mundial de consumo de carne por ano. Juntamente com a Nova Zelândia e a Argentina, os dois países superaram a marca de mais de 100kg per capita, o que equivale a cerca de 50 frangos ou metade de um boi. Em todo o território ocidental, podemos perceber os altos níveis do consumo de carne, e em grande parte, se dá aos países da Europa Ocidental onde o consumo é de 80 a 90kg per capita. Esses valores correspondem a quantidade de carne por pessoa disponível para consumo, desconsiderando a parte do alimento que é desperdiçada, pois na verdade, as pessoas ingerem um pouco menos de carne do que isso.

            O fato de que os países mais ricos consomem muita carne e os de baixa renda, pouca, nos leva a um questionamento: porque estamos todos, a nível mundial, comendo muito mais carne nas últimas cinco décadas? De acordo com os dados, essa tendência é em grande parte impulsionada por países de renda média, como por exemplo a China e o Brasil, que nesses últimos anos registraram um expressivo desenvolvimento na economia que, consequentemente, refletiu no aumento de consumo da carne.

            Segundo dados levantandos pela Our World in Data (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o Brasil é o 6ª país que mais consome carne no mundo. O consumo de carne no país dobrou desde os anos 90, ultrapassando praticamente todos os países do Ocidente no mesmo período, hoje é consumido por pessoa, cerca de 42,12kg por ano. Além disso, também foi registrado no início do ano passado, crescimento anual de 53% na exportação da carne bovina, potencializando a economia brasileira, principalmente para a região sul do país, onde se encontram os maiores produtores.

Whats Comercial